Existe muita discussão em torno de quais métricas devem ser utilizadas para medir a eficiência da publicidade digital.
Outras mídias, com muito mais histórico, possuem métricas consagradas como volume de impressões, GRP, TRP, cálculo sobre volume de audiência e frequência de impactos. Mas, será que para a publicidade digital estas mesmas métricas podem ser utilizadas? Ou ainda, como se deve cruzar e comparar dados de audiência / eficiência de uma campanha digital com os demais meios onde veiculo minha campanha?
Pensando nisso, o IAB criou o 3Ms, em 2011, Making Measurement Make sense. Esta organização tem como objetivo encontrar as correlações entre as métricas, facilitar os entendimentos, discutir e sugerir boas práticas. Além disso, existe o MRC, Media Rating Council, o órgão que determina padrões internacionais de métricas, auxilia o entendimento dos padrões mínimos necessários, sugere mudança de cálculos para que não haja miopia com relação aos resultados. Neste momento, a MRC e a 3Ms se uniram para tratar de métricas de vídeo.
O IAB Brasil traduziu o documento na íntegra, e os tópicos serão discutidos em profundidade em nosso comitê de mensuração e terá algumas entregas para facilitar o entendimento de todo o mercado.