Para entidade, o desenvolvimento de um mercado saudável passa pela educação de seus profissionais
São Paulo, 4 de maio de 2017– Para atender à necessidade crescente por profissionais de marketing habilitados a operar as tecnologias de mídia programática, segmento que respondeu por um faturamento de R$ 1,9 bilhão em 2016 – o equivalente a 16,5% do mercado de publicidade digital nacional –, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) anuncia o lançamento de três novos cursos de capacitação, que acontecem ainda no primeiro semestre.
Na avaliação de Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil, o fator “Educação” é um ponto fundamental para o mercado de trabalho brasileiro como um todo, e para o digital em particular. “Ao permear todos os setores da economia, o digital cresce muito rapidamente, exigindo profissionais capazes de lidar com os desafios atuais e, principalmente, preparados para evoluir com eles. Neste contexto, a disseminação de conhecimento e formação profissional são as únicas alternativas viáveis para a construção de um mercado próspero, consistente e perene”, explica Cris.
Em 2016, o IAB Brasil educou mais de seis mil alunos em seus cursos livres, customizados para empresas (In Companies) e webinars. Para a diretora, a entidade tem um importante papel a desempenhar com vistas ao desenvolvimento sustentável do segmento nos próximos anos, contribuindo para a evolução do conhecimento dos profissionais que atuam nele. “O contato permanente com agências, anunciantes e veículos, bem como provedores de serviços de tecnologia, nos permite identificar as áreas que mais necessitam de capacitação e, desta maneira, vamos evoluindo no ecossistema de educação do IAB Brasil”.
Em maio, serão ministrados dois novos cursos. No dia 13, acontece o “Programmatic Trader”, destinado à preparação do profissional para operar mídia programática e entender quais são os pontos de atenção que todo comprador de mídia deve ter ao planejar uma campanha de sucesso. O curso aborda o conteúdo de forma bastante prática e terá o apoio de plataformas de compra de mídia associadas ao IAB Brasil, permitindo que seja realizado o setup de uma campanha na sala de aula, além lançar desafios que fazem parte do dia a dia do profissional trader, como dificuldades para se atingir o KPI, pacing e otimização. Também será falado sobre a evolução da compra de mídia programática, o momento atual do mercado e como o Brasil está inserido neste cenário.
Já o curso “Programmatic Sell Side – Mídia Programática para Veículos”, que acontecerá no dia 27 de maio, tem como público-alvo profissionais interessados em gestão de inventários de mídia digital, proporcionando uma forte compreensão sobre como funciona a gestão de audiências e o empacotamento de inventários, além de abordar a interação com os times de vendas tradicionais. As atividades são realizadas por meio de técnicas de operação, análise de relatórios em busca de insights, elaboração de pós-vendas e otimização de inventários.
O terceiro curso acontece no dia 10 de junho e tem o objetivo de formar o novo tipo de profissional, capaz de gerenciar dados de audiência, construindo um database que conecte todas as suas fontes de dados, e como utilizá-lo a favor de todas as ativações de comunicação e conteúdo com dados proprietários e de terceiros. Denominado “Gestão de Audiência”, visa preparar os alunos para lidar com os conceitos fundamentais, planejamento de estratégias de gestão e uso dessas audiências, além da coordenação das diferentes disciplinas online e offline de dados, assim como a medição de resultados dessas ações.
“O mercado programático amadureceu, entrou de vez nos planos de mídia dos anunciantes e das agências e vai contribuir para que o marketing digital represente cerca de um terço de todo o investimento em publicidade no Brasil em 2017. E o IAB Brasil, atento a essa evolução, está apto a capacitar os profissionais que serão os responsáveis pela transformação dos negócios das empresas e pelo crescimento da economia”, completa Cris.
Mais informações sobre os cursos:
Programmatic Trader: http://iabbrasil.net/curso/presencial/programmatic-trader
Programmatic Sell Side: http://iabbrasil.net/curso/presencial/programmatic-sell-side
Gestão de Audiência: http://iabbrasil.net/curso/presencial/gestao-de-audiencia
Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
Informações para imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa
Caio Ramos –[email protected]
Nando Rodrigues – [email protected]
Giovanna Picillo
Fone (11) 3129-5158 www.gpcom.com.br