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IAB Brasil lança projeto educacional com foco na sustentabilidade e transformação do mercado

IAB Brasil lança projeto educacional com foco na sustentabilidade e transformação do mercado

Cursos livres da instituição passam a ser gratuitos para todos seus associados. São 735 vagas este ano e outras 1.470 em 2020. 

O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) apresentou nesta terça-feira (27/8) seu novo modelo de capacitação de profissionais na área de publicidade digital. A partir de setembro, trilhas de cursos presenciais oferecidos pela entidade passam a ser gratuitos e disponíveis apenas para seus associados. Até dezembro de 2020, serão oferecidas mais de 2.200 vagas para diversos cursos diferentes, em disciplinas que vão desde os fundamentos da publicidade digital, passando por mídia programática, gestão de audiência e atribuição, até assuntos jurídicos. Em paralelo, o IAB Brasil permanece executando outros formatos de capacitação, como Webinars, EAD e cursos sob demanda, no formato In Company.

A gratuidade dos cursos do IAB Brasil é resultado do Apoio de Mantenedores, que conta com a participação do Google, do UOL AD_LAB e da Verizon Media. “Queremos transformar o IAB na primeira associação da publicidade digital a oferecer capacitação gratuita a todos os seus associados, e este projeto tornou-se possível devido ao financiamento dos nossos mantenedores”, conta Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil. A novidade deverá aumentar a demanda pelos cursos livres presenciais e, por isso, a área de Educação do IAB Brasil ampliou o número de cursos e vagas, bem como sua frequência. A partir de setembro de 2019, já serão oferecidas 21 edições de cursos, com 735 vagas até o fim do ano. No ano passado, o IAB Brasil capacitou 250 alunos dentro desse mesmo formato.

“Nos últimos anos, a Verizon Media tem focado boa parte do seu investimento em iniciativas que permitem levar conhecimento ao mercado e preparar executivos de todos os níveis para um ambiente de profunda transformação, capacitando-os para tirar o melhor proveito delas. Neste sentido, apoiar essa iniciativa nos pareceu um movimento natural desde que o IAB nos apresentou a ideia”, afirma André Izay, diretor-geral da empresa no Brasil.

A mudança de estratégia do IAB Brasil, explica Cris Camargo, é uma resposta à evolução da comunicação digital, que vem transformando de forma profunda as relações entre as empresas, as marcas e os consumidores. “Um dos pontos mais críticos do mercado de publicidade digital é a oferta de talentos e, apesar disso, nossa oferta de cursos livres presenciais era tímida. Mudamos a abordagem para aumentar significativamente o volume de pessoas capacitadas atuando no mercado”, diz, ao acrescentar que, para o IAB Brasil, a educação sempre foi e continuará sendo um dos principais pilares para assegurar o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. “Esse novo formato de entrega de capacitação passa a gerar ainda mais valor para aqueles que já são associados à entidade”, destaca Cris Camargo.

O projeto também conta com o apoio institucional da ESPM, e os cursos, que terão duração de oito horas cada, acontecerão no prédio da ESPM Tech, em São Paulo. As ementas e conteúdos ministrados serão co-criados pelos professores do IAB com o apoio dos participantes dos comitês, que se reúnem regularmente e trazem para a mesa de discussões os assuntos mais relevantes dentro de cada temática. Desse modo, as trilhas de cursos serão extremamente atuais e visam atender as problemáticas mais latentes do mercado.

Para Tatsuo Iwata, pró-reitor de pós-graduação lato sensu ESPM, “a parceria com o IAB reforça o posicionamento da ESPM como espaço de discussão e produção de conhecimento na área da publicidade digital. Desde que lançamos o conceito da ESPM Tech, nosso esforço tem sido o de estimular as reflexões sobre o contexto digital em que vivemos e enxergar a tecnologia como elemento transversal a todos os nossos programas.”

O número de vagas por ano a que cada associado tem direito é variável, dependendo do plano de filiação. Para os cursos que serão oferecidos até dezembro, os associados plenos terão direito a seis vagas; anunciantes, cinco vagas; e associados titulares, duas. Para 2020, o número de vagas por associado aumentará para dez, oito e três, respectivamente, em cada uma dessas categorias.

No início de 2020 será implementada a segunda fase do projeto, que inclui novas temáticas para os cursos e ainda uma certificação, prova que será aplicada pelo IAB Brasil aos profissionais que querem ter o reconhecimento credenciado de suas capacidades dentro da publicidade digital.

Fabio Coelho, presidente do Google Brasil e VP da Google Inc., uma das empresas mantenedoras do projeto, conclui: “o Google apoia a iniciativa do IAB Brasil de promover a capacitação de profissionais de marketing neste momento de transformação do mercado. Ao estimular o compartilhamento de conhecimentos, entendemos que o IAB contribui para o desenvolvimento de um ecossistema digital cada vez mais vibrante e inovador no Brasil.”

Mais informações sobre os cursos do IAB Brasil, calendário, regras e inscrições podem ser obtidas no site da entidade, no link https://pages.iabbrasil.com.br/formar-para-transformar.

Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais. 

Informações para imprensa:

GPCOM Comunicação Corporativa

Caio Ramos – caio.ramos@gpcom.com.br

Nando Rodrigues – nando@gpcom.com.br

Giovanna Picillo

Fone (11) 3129-5158 – www.gpcom.com.br

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