Marketing de conteúdo é uma modalidade de marketing que vê a produção e distribuição de conteúdo como grande arma para atrair e engajar os diversos públicos de uma empresa.
Não se trata de um assunto novo, mas sua importância foi percebida e ressaltada mais recentemente, quando mudamos nosso padrão de decisão de compra, passando a recorrer aos mecanismos de busca e redes sociais para pesquisar sobre produtos e serviços.
Antes de comprar, queremos saber a opinião de quem comprou. E nas primeiras etapas do novo funil de compra, se destacam as empresas que possuem conteúdos mais relevantes ao interesse do novo consumidor.
Quando bem feito, o marketing de conteúdo traz grandes resultados: aumento do awareness de uma marca ou produto; melhora no posicionamento na web (SEO), tornando-a referência sobre determinado tema; e maior engajamento com seus públicos de interesse.
Para que você possa fazer bom uso desta técnica, destaco cinco recomendações para seus conteúdos na web:
Defina seu território de atuação
Identifique os temas relacionados ao seu negócio. Olhe para a missão e proposta de valor da empresa e veja como ela se encontra com as necessidades e motivações dos seus clientes na web. É nesta intersecção que existe uma troca de valores mútua e, portanto, maior chance de sucesso.
Desenvolva um planejamento editorial
O planejamento editorial deve estar alinhado à estratégia do negócio e responder a algumas questões. Que tipo de lead queremos gerar (objetivos)? Com quem devemos falar (público-alvo)? Como devemos falar (tom da comunicação)? Uma boa estratégia de conteúdos deve ajudar os consumidores a: conhecer a marca, avaliar produtos e serviços e fazer a conversão.
Defina também quais serão os canais usados (blog, e-mail mkt, redes sociais), formatos (posts, vídeos, podcast, infográficos, webinars, e-books) e a periodicidade. Lembre-se: priorize a qualidade dos conteúdos e não a quantidade.
Que tipo de conteúdo produzir?
Use o modelo: 70/20/10. Cerca de 70% dos conteúdos deve ser útil para os clientes, ou seja, conteúdos do tipo how to, dicas, etc. 20% deve trabalhar a consideração, ou seja, falar sobre conteúdos institucionais, cases e características dos produtos. Por fim, 10% deve ser focado em ações sofisticadas, muito alinhadas à marca e com grande poder viral.
Conteúdos próprios ou curadoria?
Não é possível tornar-se referência em um assunto apenas com a divulgação de conteúdos de terceiros. No entanto, a curadoria é uma excelente oportunidade para fazer relacionamento, conectar-se a outras redes e diversificar conteúdos oferecidos.
Como distribuir conteúdos?
O ideal é, primeiro, criar um hub para concentrar a publicação de tudo o que for produzido. Este hub pode ser um site ou blog. E só depois pense nos canais de distribuição, como redes sociais, e-mail marketing e mídia paga.
É importante ter uma coisa em mente: de nada adianta seguir todas as recomendações acima, se não houver comprometimento e envolvimento por parte da empresa. O motivo é simples. A maior fonte de conteúdos sempre está dentro das organizações e na cabeça de seus colaboradores. Portanto, é preciso ter acesso a essa grande fonte de conhecimento.