Desenvolvidos para atender as necessidades dos profissionais de marketing, e-book, infográfico e vídeo abordam o papel dos modelos de atribuição na aferição da efetividade de campanhas e sua aplicação.
São Paulo, 03 de outubro de 2018 – Em sua missão de orientar o mercado quanto às melhores práticas e promover formação continuada para o profissional que atua com publicidade digital, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) elaborou um extenso material sobre Modelos de Atribuição, conjunto de técnicas e processos utilizados para otimizar a aferição de resultados e a distribuição das verbas de campanha ao longo de toda a jornada do consumidor. As iniciativas contam com o patrocínio da Adjust, Google e Reamp.
O tema atribuição foi amplamente discutido em diversas iniciativas do IAB Brasil este ano. Foco central de um dos comitês, o assunto também foi abordado nos eventos e encontros regionais organizados pela associação, atendendo assim uma demanda latente do mercado que procura aprofundar o conhecimento sobre o tema. “A diversidade de ações que podem ser realizadas no âmbito da publicidade digital torna complexo avaliar quais as estratégias que oferecem os melhores resultados sob a perspectiva da conversão. Por isso, organizamos de forma sistemática um conjunto de informações que irá ajudar o profissional de marketing a evitar a dispersão da mensagem e a maximizar o investimento realizado no digital”, explica Renato Girard, diretor de Operações do IAB Brasil.
O primeiro conteúdo é um vídeo que utiliza exemplos do dia a dia para explicar o que são modelos de atribuição. O vídeo destaca a importância de se pensar na jornada do consumidor não só durante o planejamento de uma campanha, mas ao longo de todo o funil de conversão, analisando corretamente a influência de cada ação (anúncio) sobre o consumidor antes que ele efetue uma compra. Os modelos de atribuição ajudam a avaliar de forma mais efetiva a performance das estratégias de mídia digital e sua otimização. O vídeo está disponível no link https://iabbrasil.com.br/video-modelos-de-atribuicao-e-a-jornada-do-consumidor/.
Com um conteúdo mais aprofundado, o e-book Modelos de Atribuição em Publicidade Digital, disponível para download no link https://iabbrasil.com.br/e-book-iab-brasil-modelos-de-atribuicao/, é resultado de um levantamento de informações feito pelo IAB US com dados do mercado brasileiro. O conteúdo detalha o conceito de atribuição, apresenta as diversas metodologias disponíveis e o que as diferencia. Além disso, comenta os desafios que os modelos de atribuição apresentam e que vão desde informações incompletas, limitações para coleta, acesso e armazenamento de dados, à questão do acesso em múltiplas telas e os vários tipos de mídia utilizados, entre outros.
O livro também aborda a importância da definição de métricas para a análise dos resultados e discute a compreensão dos métodos de validação dos modelos de atribuição, além de incluir orientações quanto à escolha da plataforma, as diferenças entre as plataformas de Atribuição Muti-Touch (MTA), tecnologias empregadas e a integração entre planejamento e a otimização de campanhas.
E para apoiar o profissional de marketing no dia a dia, o IAB Brasil preparou o infográfico Atribuição em Marketing – Técnicas e Modelos. De forma clara e direta, o documento lembra o profissional de marketing de cada uma das escolhas que ele precisa fazer ao longo do processo de definição do modelo de atribuição, apresentando as alternativas existentes e um resumo de cada uma delas. O infográfico pode ser baixado nesse link https://iabbrasil.com.br/infografico-atribuicao-em-marketing/.
O IAB Brasil também promove, regularmente, o curso Planos de Mensuração e Atribuição. Informações sobre a agenda desse curso e das demais atividades da área educacional da entidade podem ser acessadas no link https://iabbrasil.com.br/educacao/. Os interessados em saber mais sobre o tema também podem assistir o webinar Modelos de Atribuição e a Jornada do Consumidor, disponível no link https://iabbrasil.com.br/webinar-modelos-de-atribuicao/.
Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
Informações para imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa
Caio Ramos – [email protected]
Nando Rodrigues – [email protected]
Giovanna Picillo – Fone (11) 3129-5158 – www.gpcom.com.br