Compartilhar

Modelos de Atribuição são temas de conteúdos gratuitos elaborados pelo IAB Brasil

Modelos de Atribuição são temas de conteúdos gratuitos elaborados pelo IAB Brasil

Desenvolvidos para atender as necessidades dos profissionais de marketing, e-book, infográfico e vídeo abordam o papel dos modelos de atribuição na aferição da efetividade de campanhas e sua aplicação.

São Paulo, 03 de outubro de 2018 – Em sua missão de orientar o mercado quanto às melhores práticas e promover formação continuada para o profissional que atua com publicidade digital, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) elaborou um extenso material sobre Modelos de Atribuição, conjunto de técnicas e processos utilizados para otimizar a aferição de resultados e a distribuição das verbas de campanha ao longo de toda a jornada do consumidor. As iniciativas contam com o patrocínio da Adjust, Google e Reamp.

O tema atribuição foi amplamente discutido em diversas iniciativas do IAB Brasil este ano. Foco central de um dos comitês, o assunto também foi abordado nos eventos e encontros regionais organizados pela associação, atendendo assim uma demanda latente do mercado que procura aprofundar o conhecimento sobre o tema. “A diversidade de ações que podem ser realizadas no âmbito da publicidade digital torna complexo avaliar quais as estratégias que oferecem os melhores resultados sob a perspectiva da conversão. Por isso, organizamos de forma sistemática um conjunto de informações que irá ajudar o profissional de marketing a evitar a dispersão da mensagem e a maximizar o investimento realizado no digital”, explica Renato Girard, diretor de Operações do IAB Brasil.

O primeiro conteúdo é um vídeo que utiliza exemplos do dia a dia para explicar o que são modelos de atribuição. O vídeo destaca a importância de se pensar na jornada do consumidor não só durante o planejamento de uma campanha, mas ao longo de todo o funil de conversão, analisando corretamente a influência de cada ação (anúncio) sobre o consumidor antes que ele efetue uma compra. Os modelos de atribuição ajudam a avaliar de forma mais efetiva a performance das estratégias de mídia digital e sua otimização. O vídeo está disponível no link https://iabbrasil.com.br/video-modelos-de-atribuicao-e-a-jornada-do-consumidor/.

Com um conteúdo mais aprofundado, o e-book Modelos de Atribuição em Publicidade Digital, disponível para download no link https://iabbrasil.com.br/e-book-iab-brasil-modelos-de-atribuicao/, é resultado de um levantamento de informações feito pelo IAB US com dados do mercado brasileiro. O conteúdo detalha o conceito de atribuição, apresenta as diversas metodologias disponíveis e o que as diferencia. Além disso, comenta os desafios que os modelos de atribuição apresentam e que vão desde informações incompletas, limitações para coleta, acesso e armazenamento de dados, à questão do acesso em múltiplas telas e os vários tipos de mídia utilizados, entre outros.

O livro também aborda a importância da definição de métricas para a análise dos resultados e discute a compreensão dos métodos de validação dos modelos de atribuição, além de incluir orientações quanto à escolha da plataforma, as diferenças entre as plataformas de Atribuição Muti-Touch (MTA), tecnologias empregadas e a integração entre planejamento e a otimização de campanhas.

E para apoiar o profissional de marketing no dia a dia, o IAB Brasil preparou o infográfico Atribuição em Marketing – Técnicas e Modelos. De forma clara e direta, o documento lembra o profissional de marketing de cada uma das escolhas que ele precisa fazer ao longo do processo de definição do modelo de atribuição, apresentando as alternativas existentes e um resumo de cada uma delas. O infográfico pode ser baixado nesse link https://iabbrasil.com.br/infografico-atribuicao-em-marketing/.

O IAB Brasil também promove, regularmente, o curso Planos de Mensuração e Atribuição.  Informações sobre a agenda desse curso e das demais atividades da área educacional da entidade podem ser acessadas no link https://iabbrasil.com.br/educacao/. Os interessados em saber mais sobre o tema também podem assistir o webinar Modelos de Atribuição e a Jornada do Consumidor, disponível no link https://iabbrasil.com.br/webinar-modelos-de-atribuicao/.

Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.

Informações para imprensa:

GPCOM Comunicação Corporativa

Caio Ramos – caio.ramos@gpcom.com.br
Nando Rodrigues – nando@gpcom.com.br
Giovanna Picillo – Fone (11) 3129-5158 – www.gpcom.com.br

VOLTAR PARA TODOS OS RELEASES