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Multitelas, pra onde vai a atenção do usuário?

Multitelas, pra onde vai a atenção do usuário?

Os Indicadores de mercado do iab trazem informação Nielsen Ibope em que 68% das pessoas acessam internet em computador de mesa, 44% em notebook, 11% em smartphone, além disso, 96% das pessoas assistem TV aberta. A pesquisa iab sobre hábitos de mídia mostra que acessar internet enquanto assiste TV é algo frequente para 61% dos brasileiros que estão online.

A Microsoft realizou uma pesquisa sobre o engajamento multitelas que mostra 82% das pessoas combinando diferentes telas para serem mais eficientes. Para 65%, esta é a única maneira de conseguirem fazer tudo o que precisam no dia-a-dia. Este estudo mapeou quatro diferentes tipos de comportamentos multitelas.

O primeiro chama-se “caçando conteúdo” e tem natureza multitarefa porque as atividades são simultâneas mas não relacionadas. Por exemplo, acessar a previsão do tempo no smartphone enquanto assiste um programa na TV. A atenção do usuário migra rapidamente de uma tela para outra, então mensagens curtas e diretas podem ser mais efetivas neste momento do que convites para clique, por exemplo.

Outro comportamento é a “teia de investigação” que acontece quando o conteúdo de uma das telas provoca curiosidade a ponto de disparar a utilização de uma outra tela investigar o assunto principal. Por exemplo, assistindo um vídeo no desktop, usa o smartphone para descobrir onde o vídeo foi filmado ou o sobrenome do ator principal. As marcas promovem este tipo de comportamento ao incentivarem usuários a acessarem seu conteúdo em diferentes canais de comunicação.

O terceiro é comportamento é a “Teia Social”, utilizar uma tela para enviar ou ler opiniões e comentários de outras pessoas sobre conteúdo que está sendo consumido em uma outra tela, neste caso, a principal. Por exemplo, enquanto assiste um reality show na TV, a pessoa manda uma mensagem para um amigo sobre um fato que aconteceu no programa.

O quarto comportamento é o “Quantum”, em que o usuário troca de telas em função do seu contexto específico ou preferência. Por exemplo, assiste TV e vê chamada de uma peça em cartaz, usa o smartphone para conferir em qual teatro e horário de sessões mas compra o ingresso online mais tarde no tablet para escolher os assentos na tela maior. No Quantum, a mudança de tela também pode ocorrer por uma ineficiência da tela anterior e o risco é interromper o comportamento sem finalizar a atividade e perder este usuário.

As diferentes combinações de telas enriquecem o padrão de utilização do online e também contribuem para pensarmos sobre estratégia, objetivos de mídia e o futuro da publicidade.

Para acessar as pesquisas completas: Indicadores do mercado digital IAB: http://bit.ly/1dSBkid; Pesquisa Hábitos Mídia IAB: http://bit.ly/1ghLT1O; Pesquisa Microsoft: http://bit.ly/1gn7mCO