Compartilhar

Não seria o momento de aumentar seu inventário de vídeos?

Não seria o momento de aumentar seu inventário de vídeos?

A comercialização de publicidade em vídeo vêm crescendo exponencialmente desde sua criação. Afinal, nada vende um produto melhor do que a combinação de elementos visuais, sonoros e motores, o que explica porque os anunciantes começaram a adquirir inventário de vídeo o mais rápido possível. Esse cenário fica claro ao analisarmos o estudo The Digital Media Forecast 2012 – 2017, do Forrester Research, em que a analista Joanna O’Connell afirma que os anúncios em vídeo continuarão sendo o setor de crescimento mais veloz dentro da publicidade digital, obtendo um crescimento composto de 26% ao ano até 2017.

No Brasil, a expectativa de crescimento do setor de vídeos também é alta. Afinal, o país é o sétimo maior mercado do mundo no segmento, com 43 milhões de espectadores únicos. Os dados, compilados no relatório Brazil Digital Future in Focus- 2013, da comScore, mostram ainda que o Brasil cresceu 18% em relação ao ano anterior em consumo de vídeos online e que os brasileiros representam o maior engajamento médio de todos os oito mercados latino-americanos analisados, passando mais de 27 horas online por mês em seus computadores.

Entretanto, a melhor notícia do relatório, desenvolvido com o objetivo de examinar como as tendências predominantes no uso da web, mídia social, vídeo online, anúncios digitais, dispositivos móveis e buscas influenciam o mercado, é que ainda existe 82% de espaço para aumento da penetração do vídeo online no País – pouco abaixo da média mundial, de aproximadamente 84%.

Para inspirar, bons exemplos de como incluir vídeos, de diferentes formatos, em campanhas de publicidade online são fáceis de encontrar. Ao falarmos, por exemplo, do pré-roll descobrimos que ações incríveis podem ser feitas com ele hoje em dia. É o caso da Innovid, que oferece o iRoll Suite, que permite a inclusão de um microsite (chamado slate) que podem ser acessados pelos usuários simplesmente ao passar o cursor sobre a área do vídeo. O slate hospeda elementos como endereços de lojas, vídeos adicionais, links para bilheterias, entre outros. Ainda que o pre-roll seja o formato mais popular, outros já começaram a alcançá-lo. De acordo com o estudo Digital Video Advertising Trends: 2012 do Break Media, o ano passado apresentou o dobro de crescimento no uso de mobile, full-screen expandable videostitial e formatos de ad selector.

E para aqueles que duvidam do potencial do segmento, vale a análise do estudo 2012 BrightRoll US Video Ad Report, que revela que para 64% dos respondentes o vídeo online é tão ou mais eficaz que a tv. E, com base nessa informação, não é nenhuma surpresa que “hoje em dia, uma porção maior do orçamento de mídia publicitária está indo para vídeos online quando comparado a 2011. Aproximadamente um terço dos respondentes afirmam que 40-60% dos seus planos de mídia online incluem o formato de vídeo.”

Assim, ainda que não seja possível saber o que o futuro guarda para o segmento de vídeos publicitários, seu crescimento constante aponta para um fato inegável: a preferência gera demanda. Hora de repensar estratégias!