Você sabia que mais de 1 bilhão de usuários de todo o mundo acessam o YouTube a cada mês, passando mais de 4 bilhões de horas assistindo a vídeos? Os dados são do relatório Video Metrix da comScore 2013. E tem mais: resultados de buscas em que aparecem vídeos têm uma taxa de cliques 41% maior do que resultados de buscas de textos simples.
Estes números comprovam que conteúdos em vídeo são a grande tendência do momento e atraem cada vez mais usuários. Mas será que as marcas e empresas estão aproveitando o interesse por este tipo de conteúdo?
Pensando no assunto, chamou minha atenção o sucesso estrondoso de alguns canais no YouTube. Analisando um pouco melhor, vi que esses canais não são produzidos por empresas, agências ou produtoras, mas sim por pessoas comuns, os chamados “Youtubers”. Você certamente já ouviu falar em algum deles.
Eles não são artistas ou jornalistas, não trabalham para nenhuma grande empresa, nem possuem estúdios gigantescos e grandes orçamentos. Fazem seus vídeos a partir de uma estrutura muito simples de gravação, com câmeras amadoras, criatividade e, sobretudo, carisma em excesso. E com essa receita eles conseguem uma audiência que poucas TVs abertas têm.
Essas personalidades da web chegam a ter mais de dois milhões de seguidores. Cada vídeo, em média, tem mais de 100 mil visualizações. Com todo esse sucesso, já começaram a ganhar dinheiro com seus canais. Seja por meio de anúncios, ou até mesmo patrocínio de marcas.
Na lista dos top 5 mais bem pagos do país estão: Venom Extreme ( 2,8 milhões) Felipe Neto (2,7 milhões), RandonsPlays (2,5 milhões), Manual do mundo (1,7 milhão) e Coisa de Nerd (1,6 milhão).
Mas o que essas verdadeiras celebridades do YouTube fazem para atrair tantos fãs?
São divertidos, lúdicos, despojados e espontâneos. Não seguem um roteiro pré-definido. Parecem que estão conversando diretamente com o usuário. Além disso, falam a linguagem do público que compõe seu canal: mesmas gírias, trejeitos, padrões de comportamento.
Contam histórias. Histórias pessoais e cotidianas. Sempre as relacionam com o assunto que estão apresentando. Também aproveitam muito bem os trendtopics do momento, usando-os para contextualizar seus conteúdos e emitir opinião.
São grandes especialistas e possuem propriedade sobre o tema que estão falando, seja games, livros, experiências malucas ou receitas. Acima de tudo, gostam do que fazem e, por isso, são verdadeiras referências.
Ouvem e interagem com seu público. Respondem dúvidas, fazem comentários, agradecem elogios, pedem sugestões e usam essas conversas para entender desejos e necessidades do seu público e como insumo para produção de próximos vídeos.
Apresentam conteúdos altamente relevantes. Por serem especialistas, seus vídeos possuem um único foco temático, que permite que seja aprofundado e desdobrado futuramente.
Produzem conteúdos úteis. Dão dicas, ensinam a fazer algo, são didáticos. E isso contribuiu para que tenham ainda mais relevância.
Portanto, fazendo uma breve análise dos conteúdos produzidos pelos “Youtubers” podemos dizer que eles conhecem, como ninguém, seu público. São pessoas reais falando com pessoas, contando histórias divertidas, que têm utilidade e amam o que fazem, por isso são referências nos seus temas de atuação.
Então, que tal as marcas e empresas pegarem carona nessa receita de sucesso?