O que é Adblocking e o que devemos fazer para prevenir estas ações?

O que é Adblocking e o que devemos fazer para prevenir estas ações?

Por muito tempo, desde o boom da internet, veículos, agências e anunciantes não priorizaram a experiência do usuário em suas campanhas. Esse cenário traz à tona a necessidade de um debate transparente sobre Adblockers e as mudanças rígidas necessárias na qualidade da publicidade que é entregue ao consumidor.
Adblockers são tecnologias usadas para impedir a exibição ou download de mídia publicitária em ambientes web. Surgiram no início dos anos 2000 e ganharam visibilidade ao longo dos últimos anos.

Para ajudar nessas mudanças, o IAB USA implementou o programa LEAN (light, encrypted, ad choice supported, non-invasive ads), que são diretrizes que orientarão no desenvolvimento de anúncios mais leves, criptografados, que respeitam a escolha do usuário e que não sejam invasivos.

Os princípios LEAN são os primeiros passos que os veículos devem dar para entregar melhores anúncios. Eles ajudarão na transição para as próximas fases das novas normas técnicas de publicidade digital global:

LEAN - Light - Encrypted - Ad Choice Supported - Non Invasive Ads

 

  • L : Leve. Refere-se ao tamanho dos arquivos e o controle cuidadoso em relação a privacidade de dados.
  • E : Encrypted (Criptografado). Garante a segurança do usuário em anúncios compatíveis com HTTPS / SSL.
  • A : Ad Choices . Todos os anúncios devem apoiar programas de privacidade do consumidor e controle do comportamento da publicidade.
  • N : Não-invasivo. São os anúncios que complementam a experiência do usuário e não o perturba.Isso inclui anúncios que cobrem o conteúdo e sons que são ativados automaticamente.
Outra iniciativa é o DEAL (detect, explain, ask and lift or limit), que auxilia principalmente provedores de conteúdo, sobre como agir no contexto de adblocking. Ambos os conceitos serão aplicados e difundidos pelo IAB Brasil e outros IABs no mundo.

DEAL - Detect - Explain - Ask - Lift

DETECTE se há adblocking, a fim de iniciar uma conversa.
EXPLIQUE ao consumidor a troca de valor que a publicidade permite.
PEÇA (ASK) a mudança de comportamento, a fim de manter uma troca equitativa.
LEVANTE as restrições ou LIMITE o acesso em resposta ao consumidor
O IAB também desenvolveu um script de tecnologia aberta para os veículos e provedores de conteúdo, que determina, de forma consistente e confiável, se o bloqueio de anúncios está ocorrendo em uma página.

Para fazer a solicitação e ter acesso ao script de detecção de adblocking, acesse: https://www.iab.com/ad-block-detection-code-access-request/Para apoiar as ações do DEAL, o guia abaixo descreve uma gama de comunicações e táticas de resposta disponíveis, para que os veículos possam se conectar com os visitantes que fizeram o download de adblockers.

 

Guia para veículos e produtores de conteúdo (em inglês): http://www.iab.com/wp-content/uploads/2016/03/IABTechLab_Publisher_AdBlocking_Primer.pdf

O objetivo deste guia e de todas as ações, é tornar mais eficiente todas as formas de publicidade na internet. A intenção do IAB Brasil é contribuir para que as marcas atinjam o público-alvo, as agências sejam cada vez mais estratégicas e criativas e os veículos sigam oferecendo conteúdos de alta qualidade. Em 2017 trabalharemos fortemente pela educação de toda a cadeia, por meio de guias, FAQs, comitês e eventos, que auxiliarão na adoção de boas práticas. A partir do entendimento claro dos riscos e desafios sobre o crescimento dos adblockers, e o envolvimento do mercado, é que se promoverá a confiança necessária para o desenvolvimento contínuo da publicidade online. Participe das atividades do IAB Brasil, e entenda melhor as iniciativas que ajudarão na entrega de uma publicidade melhor.