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Quem são os mobile gamers e por que eles são importantes?

Quem são os mobile gamers e por que eles são importantes?

Em 2014, o IAB dos Estados Unidos fez um recorte de uma pesquisa sobre Comportamento de Mídia & Influência para a melhor compreensão de quem são os Mobile Gamers. A pesquisa foi feita com cerca de 15 mil adultos americanos com 18 anos ou mais.
A equipe da Gameloft Brasil traduziu e resumiu o estudo a fim de levar ao mercado mais informações sobre este público. Porém, como a pesquisa foi realizada em 2014 e apresenta apenas dados da população americana, a Gameloft adicionou alguns insights mais atuais e localizados para a realidade Brasileira.
De acordo com o estudo da IAB, os jogos mobile são os aplicativos mais utilizados pelos americanos. Dois terços dos entrevistados que fazem download de aplicativos são mobile gamers (37% da população adulta dos EUA).
Em 2015 o App Annie divulgou que os games representaram 85% da receita do mercado de apps e geraram 75% e 90% dos lucros da App Store do Google Play, respectivamente. Ou seja, além de ser a categoria mais popular das lojas de aplicativos, os jogos mobile também são a mais rentável.

Mas então, quem são os mobile gamers e por que os profissionais de marketing e publicidade deveriam se importar?
Os jogos freemium (download grátis com compras dentro do aplicativo) popularizaram os games e aquele estereótipo de que gamers são nerds morreu. Segundo o estudo publicado pelo IAB, nos Estados Unidos, o típico mobile gamer é uma jovem profissional, do sexo feminino, com rendimentos acima da média e com planos de como gastar seu dinheiro.
No Brasil, não é diferente, todas as idades e gêneros jogam, inclusive, segundo a Pesquisa Game Brasil 2016, dentre as pessoas que declararam jogar algum jogo eletrônico, o público feminino é maioria e segundo dados do YouTube, cada vez mais, as mulheres assistem à vídeos sobre games.

Segundo o estudo do IAB, os mobile gamers estão mais propensos a estar planejando uma grande compra quando comparados com o restante da população americana. Dentre os produtos de ticket médio mais alto que os mobile gamers estão planejando comprar estão carros, computadores e pacotes de viagens.
• Jogadores mobile do sexo feminino: é mais provável que estejam planejando comprar pacotes de férias (25%) ou móveis (20%).
• Jogadores mobile do sexo masculino: é mais provável que estejam planejando comprar automóveis, (18%), computadores (28%), TVs (20%) ou Smartphones (17%). Em 2016, a Gameloft fez uma pesquisa com os jogadores de sua plataforma e abaixo temos alguns insights bem interessantes e atualizados para a melhor compreensão do que este público consome:
• No Brasil, 53% dos entrevistados pretendem comprar um carro nos próximos 12 meses; E 38% dos adultos entre 18-34 anos pretendem comprar um carro nos próximos 3 meses;
• 44% das jogadoras mulheres entre 18-34 anos investem seu dinheiro em produtos importados (moda e beleza);
• 63% do público considerado Millennial pretende comprar algum device tecnológico nos próximos 12 meses e 42% fazem viagens regulares;
• 30% das mulheres entre 35-44 anos fazem compras em e-commerces e 53% estão planejando comprar algum device tecnológico nos próximos 12 meses;

Os mobile gamers são uma audiência desejável e as taxas de conversão e engajamento são altíssimas quando o anunciante consegue conversar de forma natural e espontânea com este público. Então, talvez a informação mais importante para os anunciantes digitais é como realmente impactar os mobile gamers.

Os dados abaixo levantados pelo estudo do IAB esclarecem como os mobile gamers americanos consomem mídia, quais são seus hábitos de compra e como eles são influenciados.
• Sendo digitalmente esclarecidos e heavy users do mobile, os mobile gamers pesquisam produtos on-line e usam seus smartphones antes de comprar algo;
• Eles estão muito mais propensos a fazer compras nos dispositivos mobile do que a maioria da população adulta dos Estados Unidos;
• Os mobile gamers estão mais propensos a serem convencidos a comprar alguma coisa se a publicidade é digital;
• Eletrônicos e vestuário são as categorias mais pesquisadas pelos mobile gamers e a publicidade digital destes artigos tem maior impacto sobre eles;
• Publicidade mobile, nas redes sociais, em vídeo e dentro dos jogos são os formatos que mais influenciam os mobile gamers.
Mobile gamers influenciam uns aos outros e eles dão mais conselhos e opiniões sobre produtos e serviços do que a maioria dos americanos;
• 22% das compras dos mobile gamers do sexo masculino são influenciadas por anúncios de vídeo dentro dos jogos.

Em resumo, o mobile gamer não é só mais uma audiência qualquer, é uma audiência qualificada que investe muito do seu tempo e do seu dinheiro neste tipo de conteúdo. Atrás dos mobile gamers existem consumidores, com poder aquisitivo alto, que já estão acostumados a fazer compras no ambiente mobile e estão planejando compras importantes.

O estudo completo realizado pelo IAB dos Estados Unidos pode ser encontrado aqui. Para visualizar o resumo traduzido da pesquisa, clique aqui.