Os 15 principais setores concentraram mais de 94% dos investimentos em mídia digital em 2020 e 93% do total no primeiro semestre de 2021
Destaque para os setores de Serviços ao Consumidor, Comércio, Financeiro e Securitário.
São Paulo, 30 de setembro de 2021 – O último dia do IAB NEXT 2021, principal evento do IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no País, teve a apresentação dos setores que mais investiram em plataformas digitais nos últimos 18 meses. Os dados fazem parte do estudo exclusivo do Digital AdSpend, idealizado com a parceria do IAB Brasil e a Kantar IBOPE Media, e que mostra uma visão estratégica dos investimentos em mídia digital no Brasil, além de visões setoriais e análises inéditas.
Em 2020, o estudo mostra que os Top 15 setores concentraram mais de 94% das compras em mídia digital. Na lista, os cinco setores que tiveram destaques nos investimentos foram Serviços ao Consumidor, Comércio, Financeiro/Securitário, Mídia e Eletros
Desse total, alguns setores destacam-se por um maior share dentro do investimento digital do que sua participação correspondente no total meios.
São eles: Serviços ao Consumidor (21,9%), Financeiro (12,2%), Mídias (7,6%), Eletrônicos (6,8%), Turismo (4,3%), Imobiliário (2,5%) e Vestuário (1%) com sinalização diferenciada na tabela abaixo:
Já no primeiro semestre de 2021, os mesmos 15 setores totalizaram 93% dos investimentos em Digital. O destaque para este período fica para alguns setores que ampliaram a sua participação em mídia digital, como é o caso do Imobiliário que passou de 11º para 7º lugar e Turismo que subiu da 8ª para 5ª posição. Veja abaixo:
Competitividade
Durante o ano de 2020 e primeiro semestre de 2021, o Digital AdSpend mostra que o aumento de anunciantes em plataformas digitais no Brasil refletiu no crescimento e nas oportunidades de negócios na publicidade digital.
Apesar de os crescimentos mais importantes ocorrerem nos setores Imobiliário, Eletros e Serviços com mais de 100% de variação, vemos que a tendência também ocorre nos bens de consumo, nos FMCGs, já que Bebidas, Alimentos, Higiene Doméstica e a Higiene&Beleza também trazem crescimentos acima de 50% no número de anunciantes detectados, conforme abaixo:
“O estudo reforça o aumento no número de anunciantes presentes nas plataformas digitais. Se por um lado isso representa mais concorrência pela atenção e lembrança do consumidor, por outro, representa um expressivo aumento de oportunidades de negócios para agências e media owners no cenário digital”, comenta Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media do Brasil.
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