Esta é uma das principais conclusões de Julie Clark, da Spotify,
na palestra de encerramento do Adtech&Data 2018
São Paulo, 13 de setembro de 2018 – O tipo de música escolhida para ser ouvida é um espelho de como o indivíduo se sente naquele exato momento. E é uma fonte extremamente rica de informações sobre este usuário. Esta foi uma das mensagens passadas por Julie Clark, Head of Programmatic, Americas, na Spotify, na palestra “Inteligência de streaming aplicada a estratégia de audio e vídeo”, que encerrou a 6ª edição do Adtech&Data, maior evento de convergência de tecnologia e publicidade do Brasil, promovido pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) no Teatro Santander, em São Paulo, nesta quarta-feira, 12.
“A música é capaz de vender de tudo, além da própria música. E o streaming é agora mainstream”, destacou Julie, ao acrescentar que esta forma de consumo de áudio permite a coleta, em tempo real, de informações importantes sobre hábitos de navegação e de consumo, mas tais dados devem ser sempre analisados no contexto do momento e do local onde foram capturados.
Como exemplo, Julie relatou a análise do consumo de música por meio do aplicativo em determinados momentos da última Copa do Mundo de futebol. “No dia 17 de julho deste ano, durante um período de duas horas, praticamente ninguém estava ouvindo músicas no Spotify no Brasil: era a estreia da Seleção Brasileira contra a Suíça. Já na Bélgica, quando a seleção daquele país derrotou o Brasil, a música ‘We Are The Champions’, do Queen, foi a mais ouvida na plataforma”, afirmou.
“Outro dado importante é que 79% do streaming de música se dão quando o usuário não pode ser atingido por uma mídia visual”, afirmou Julie. Ela relatou em seguida cases de marcas de automóveis e de chocolates em que os usuários receberam campanhas personalizadas veiculadas pelo aplicativo, de acordo com seus estilos musicais preferidos. “O streaming é uma incrível fonte de dados. E mais dados significam mais oportunidades”, concluiu Julie.
Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
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