Quando o assunto do momento é Omni Channel, muitas dúvidas podem surgir para os profissionais de marketing: qual o peso de cada canal dentro do marketing? TV, Merchandising, Revista, Portal, Links Patrocinados, Retargeting, E-mail Marketing, Telemarketing, Chat, Facebook, Adexchanges…Onde investir mais?
Se o meu ROI é melhor no Google, porque não investir todo o budget neste canal? Como uma mídia de intenção, os links patrocinados estão no final do seu funil de compra/aquisição, mas quais ações podemos tomar para potencializar ou aumentar nosso volume de busca? E mais que isso, contribuir não só com os resultados da busca, mas no desempenho geral da conta?
A atribuição mais fácil para medir o desempenho das campanhas tende a acabar, pois olhar apenas para o último clique não é suficiente. Quando temos novos canais que ampliam a área de contato dos consumidores com sua marca, surgem as evidências e a necessidade de compreensão que os canais de marketing e suas campanhas não atuam isoladamente, mas são participantes e influenciam até a conversão final.
A Digital Marketing Suite (DMS) é uma plataforma integrada com múltiplas soluções de ad manager, tracking e attribution model, que mensura do primeiro ao último clique, o que pode ajudar a correlacionar os esforços de mídia off-line e branding. Essa área possui grandes expectativas e uma seara de ganhos, exige recursos adicionais e competências complementares.
A criação de valor para cada usuário do seu site permite otimizar a busca, display ou qualquer outra ação de marketing digital com base no nível de engajamento, qualificando os leads e não apenas atraindo mais clientes, mas impactando corretamente cada consumidor. Os insights gerados permitem exibir conteúdo dinamicamente, o que simplifica o processo de criação e faz com que ele ganhe escala, e o efeito disso são mais conversões, uma vez que o consumidor tem uma experiência mais relevante.
Ao conectar e compreender todos os pontos de contato do consumidor, atribuindo indicadores para acompanhar os resultados de cada canal, e analisando a performance em tempo real, podemos ajustar desde o call to action de um anúncio em display até o lance de uma determinada palavra-chave.
Com o auxílio de novas tecnologias como essa, os investimentos em marketing serão utilizados com maior precisão, pois além de operacionalizar a estratégia de mídia com o objetivo de atingir as metas, vão consolidar o budget nas frentes que fazem mais sentido dentro do planejamento geral. Afinal, a comunicação online pode ser efetivamente exibida de acordo com a forma que o público se relaciona, o que pode favorecer a otimização das ações em andamento e a reflexão sobre campanhas futuras, contribuindo na tomada de decisão correta do mix de mídia, impulsionando os resultados de marketing.