“Insights: Black Friday” reuniu marcas, anunciantes, veículos e plataformas para compartilhar experiências e boas práticas para impulsionar as vendas no e-commerce e lojas físicas nessa importante data para o varejo nacional
São Paulo, 10 de agosto de 2018 – Embora tenha ingressado há poucos anos no calendário do comércio eletrônico nacional, a Black Friday já é a segunda data mais importante, só perdendo em volume de vendas para o Natal. Segundo a Ebit, as vendas em 2017 somaram R$ 2,1 bilhões, um aumento de mais de 10% em relação ao ano anterior. Com o objetivo de discutir como a publicidade digital pode impulsionar as vendas durante este importante evento sazonal, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) promoveu na quarta-feira (8/8) o Insights: Black Friday, evento que reuniu representantes de grandes varejistas brasileiros, além de anunciantes e agências.
Trata-se do primeiro de uma série de eventos que o IAB Brasil passa a promover como resposta a demandas específicas de seus vários Comitês por encontros com formatos mais dinâmicos. “Além de apresentar conceitos e cases de sucesso, queremos discutir inovações e as ferramentas disponíveis que podem ajudar no planejamento e sucesso das campanhas online”, afirma Renato Girard, diretor de Operações do IAB Brasil. “O faturamento do varejo é extremamente impulsionado nesta data e o e-commerce tem muito relevância nesse desempenho. Isso mostra que o setor está cada vez melhor preparado para o aumento na demanda digital, que responde com campanhas mais estratégicas, bem estruturadas e antecipadas”.
“O varejo brasileiro foi vanguardista e continua a liderar os investimentos na publicidade digital. Porém, esta atitude de liderança trouxe muitas críticas, como o uso indevido de dados, excesso de exposição do consumidor a anúncios, publicidade enganosa, entre outras. Para continuarmos evoluindo, precisamos desenvolver boas práticas e mostrar que o setor avança de forma madura e consistente”, destaca Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil. “Os cases que foram apresentados durante o Insights: Black Friday comprovam a importância de se conhecer a audiência que se deseja atingir, planejar com antecedência, executar conforme o planejado e contar com uma retaguarda capaz de suportar o aumento da demanda e agilidade para lidar com imponderáveis que essa data traz”, diz.
Do ponto de vista dos anunciantes, o evento foi uma excelente oportunidade para relatar estratégias inovadoras realizadas durante as edições passadas da Black Friday e os resultados destas ações. A veterana Netshoes revelou que obteve aumento nas vendas de 24,5% durante a Black Friday em 2017, ocasião em que receberam 100 mil pedidos diários, contra uma média de 35 mil pedidos em tempos comuns. Além disso, o acesso móvel de seus consumidores dobrou, e a empresa registrou aumento de 80% nas vendas para o público jovem. Já o varejo de cosméticos Ikesaki comentou que a divisão de ações ao longo de todo o mês de novembro levou a um crescimento de 23% da receita de vendas pelo site, além de um ROI 47% maior e de aumento de 17% nas lojas físicas. A rede de joalherias Vivara relatou que ao lançar mão de estratégia que uniu anúncios nos ambientes online e offline, foi capaz de obter de uma receita 10,7 vezes maior e de taxas de conversão três vezes maiores durante a Black Friday de 2017, em comparação à semana anterior, enquanto a rede de lojas de departamento Magalu descreveu a campanha “Black Post”, em que o usuário podia comprar produtos por valores predeterminados, mas sem saber o que estava adquirindo. Esta ação impactou 25 milhões de usuários no Facebook e obteve 99,4% de reações positivas.
O evento também contou com a participação de plataformas e veículos online. Um deles foi o serviço de metabuscas de viagens Kayak, que revelou que foi capaz de oferecer preços até 74% menores na Black Friday de 2017, em relação à semana anterior à data, como resultado de uma estratégia de marketing direcionado. O portal Universo Online relatou que o uso de estratégias ao longo de todo o mês de novembro como apostar em grandes produtores de conteúdo, utilizar diferentes formatos e investir em native ads, media display e retargeting é fundamental para emprestar credibilidade às marcas e agregar audiência. Já o Twitter apresentou cases que uniram o uso de sua plataforma à mídia televisiva, utilizados pelas marcas como forma de engajar consumidores. O engajamento das audiências também foi explorado em palestra apresentada pela fornecedora de soluções de geolocalização In Loco, que mostrou estratégias para unir ao varejo de lojas físicas com essa tecnologia, geralmente associada a e-commerce.
O Insights: Black Friday também contou com um painel de discussões. Nele, a fabricante de computadores Acer revelou que seus clientes veem a Black Friday como uma ocasião para adquirir um equipamento de maior valor agregado, como os computadores da categoria gamer, que podem custar até o dobro de um modelo convencional, e que por este motivo, trata-se de uma ocasião perfeita para trabalhar a consistência da marca nos canais de comunicação. Já o e-commerce de bebidas Diageo defendeu a Black Friday como uma ocasião perfeita para reativar os clientes de interesse para a marca, como aqueles que adquirem produtos pelo site apenas esporadicamente.
Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
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