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Como dar o primeiro passo para transformar seu negócio em 2022?

Como dar o primeiro passo para transformar seu negócio em 2022?

Se você deseja abrir um negócio ou reformular o que tem, já deve ter percebido que empreender não é uma tarefa simples. Além de investir tempo e dinheiro, é preciso ir além para ter sucesso e prosperar. Prova disso são os dados coletados pelo Sebrae: quase metade das micro e pequenas empresas brasileiras “morrem” antes de completar dois anos. Além disso, a maior taxa de mortalidade é verificada no comércio – 30,2% fecham as portas em até cinco anos.

Se você não quer fazer parte da estimativa, existe sempre um primeiro passo que pode ser dado no seu negócio ainda em 2022 e fazer da sua experiência de empreender mais feliz.

O papel do Marketing Digital para uma empresa

O sonho de todo empreendedor é ter sucesso, certo? Para que esse sonho saia do papel, o primeiro passo é investir em marketing digital. Isso porque, com a evolução das tecnologias e aceleração do processo de digitalização em razão da pandemia, é mais acessível ter conquistas on-line. Outra vantagem é que, comparado às possibilidades do marketing nesse formato, é possível atingir mais pessoas, segmentar o público-alvo, educar o mercado, entre outras.

Assim, de acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Se o número de empresas que escolhem o Marketing é tão grande, sinal de que funciona, certo?

Transformando o seu negócio em 2022

Como falamos, o Marketing Digital tem todos os componentes para transformar o seu negócio ainda este ano. Para isso, a primeira atitude que você deve tomar é entender as tendências para, assim, aplicá-las. Confira abaixo algumas práticas de marketing que o seu negócio deve aplicar agora mesmo!

Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair novos clientes por meio de conteúdos relevantes. Isso quer dizer que não adianta você ficar só tentando vender seu produto se, por exemplo, o seu cliente ainda não souber que precisa dele.

Logo, educar o público é um dos passos mais importantes do Inbound Marketing. Isso é feito por meio de quatro etapas:

  • atração;
  • conversão;
  • conclusão de venda;
  • fidelização.

Marketing de Conteúdo

Já o Marketing de Conteúdo tem como premissa básica o posicionamento da sua marca, ou seja, mostrar para o público que o seu negócio oferece bons resultados, se posiciona diante de questões sociais e tem aceitação.

Outro ponto importante dessa estratégia é conquistar tráfego para o seu site de forma orgânica. Assim, você mantém aquelas pessoas por mais tempo engajadas com a sua marca. Mais vantagens são:

  • aumentar a lista de leads;
  • educar os clientes;
  • se aproximar do público;
  • fidelização de clientes.

Conclusão

O marketing sempre foi uma ferramenta poderosa, desde antes da internet. Mas com o avanço da tecnologia, sua utilização foi sendo cada vez mais potencializada. Logo, quem não incorporar estratégias de marketing no planejamento do negócio, dificilmente conseguirá vencer a concorrência.

Autor(a): Lays Fortes, equipe de conteúdo da Hubify.