Se você deseja abrir um negócio ou reformular o que tem, já deve ter percebido que empreender não é uma tarefa simples. Além de investir tempo e dinheiro, é preciso ir além para ter sucesso e prosperar. Prova disso são os dados coletados pelo Sebrae: quase metade das micro e pequenas empresas brasileiras “morrem” antes de completar dois anos. Além disso, a maior taxa de mortalidade é verificada no comércio – 30,2% fecham as portas em até cinco anos.
Se você não quer fazer parte da estimativa, existe sempre um primeiro passo que pode ser dado no seu negócio ainda em 2022 e fazer da sua experiência de empreender mais feliz.
O papel do Marketing Digital para uma empresa
O sonho de todo empreendedor é ter sucesso, certo? Para que esse sonho saia do papel, o primeiro passo é investir em marketing digital. Isso porque, com a evolução das tecnologias e aceleração do processo de digitalização em razão da pandemia, é mais acessível ter conquistas on-line. Outra vantagem é que, comparado às possibilidades do marketing nesse formato, é possível atingir mais pessoas, segmentar o público-alvo, educar o mercado, entre outras.
Assim, de acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Se o número de empresas que escolhem o Marketing é tão grande, sinal de que funciona, certo?
Transformando o seu negócio em 2022
Como falamos, o Marketing Digital tem todos os componentes para transformar o seu negócio ainda este ano. Para isso, a primeira atitude que você deve tomar é entender as tendências para, assim, aplicá-las. Confira abaixo algumas práticas de marketing que o seu negócio deve aplicar agora mesmo!
Inbound Marketing
O Inbound Marketing tem como objetivo atrair novos clientes por meio de conteúdos relevantes. Isso quer dizer que não adianta você ficar só tentando vender seu produto se, por exemplo, o seu cliente ainda não souber que precisa dele.
Logo, educar o público é um dos passos mais importantes do Inbound Marketing. Isso é feito por meio de quatro etapas:
- atração;
- conversão;
- conclusão de venda;
- fidelização.
Marketing de Conteúdo
Já o Marketing de Conteúdo tem como premissa básica o posicionamento da sua marca, ou seja, mostrar para o público que o seu negócio oferece bons resultados, se posiciona diante de questões sociais e tem aceitação.
Outro ponto importante dessa estratégia é conquistar tráfego para o seu site de forma orgânica. Assim, você mantém aquelas pessoas por mais tempo engajadas com a sua marca. Mais vantagens são:
- aumentar a lista de leads;
- educar os clientes;
- se aproximar do público;
- fidelização de clientes.
Conclusão
O marketing sempre foi uma ferramenta poderosa, desde antes da internet. Mas com o avanço da tecnologia, sua utilização foi sendo cada vez mais potencializada. Logo, quem não incorporar estratégias de marketing no planejamento do negócio, dificilmente conseguirá vencer a concorrência.
Autor(a): Lays Fortes, equipe de conteúdo da Hubify.