INFLUENCIADORES DIGITAIS: ESTRATÉGIAS E MELHORES PRÁTICAS
Data
Data: 6 de março
Horário
Horário: 9h às 17h00
Local
Local: ESPM TECH

INFLUENCIADORES DIGITAIS: ESTRATÉGIAS E MELHORES PRÁTICAS

O objetivo do curso é capacitar profissionais a compreender a cadeia de valor e o papel dos influenciadores digitais na publicidade online, sob um enfoque de melhores práticas para agências de publicidade online, publishers, anunciantes e profissionais de mídias sociais.

Professores

Foto do(a) professor(a) Andressa Bizutti Andrade
Andressa Bizutti Andrade

Advogada no Baptista Luz Advogados

Mestranda no departamento de Direito Comercial da Universidade de São Paulo (USP) e graduada pela mesma instituição, onde atua como monitora de cursos de graduação. Desde 2014, Andressa vem desenvolvendo estudos sobre regulações do setor de vídeo sob demanda, audiovisual e arquitetura de rede, especialmente relacionados a temas como neutralidade da rede e serviços OTT. Desde 2015 trabalha no Baptista Luz Advogados nas áreas de Transações de Tecnologia, Propriedade Intelectual e Mídia & Publicidade.

Foto do(a) professor(a) Daniela Ferreira
Daniela Ferreira

Com dezesseis anos de atuação no mercado de comunicação, Daniela é publicitária com especialização em marketing. Com passagem pela Red Bull, e agências de propaganda como Leo Burnett, W+K, Isobar, Loducca e Euro Sydney – Austrália, também foi diretora de Operações da Spark, empresa especializada em influência digital. Hoje desenvolve projetos de consultoria em conteúdo e influência.

Foto do(a) professor(a) Rafael Coca
Rafael Coca

Publicitário, formado pela ESPM com especialização em varejo na FGV/SP, iniciou a carreira como trainee de marketing da Danone; seguidos de oito anos no Grupo Newcomm. Como diretor de planejamento na Y&R e na VML, foi responsável pela gestão de importantes marcas como Casas Bahia, Bradesco e Vivo. De 2012 a 2014 foi diretor de atendimento na 9ine, gerindo a imagem de grandes atletas e artistas. Em 2015 fundou a Spark ao lado de Marcus Buaiz e Raphael Pinho. Entre os muitos projetos realizados, liderou a seleção dos participantes da última temporada do programa O Aprendiz, exibido pela Band, edição com influenciadores digitais de todo o país.

Foto do(a) professor(a) Isabela Ventura
Isabela Ventura

CEO na Squid

No mercado online há uma década, e com um histórico em empresas como Hi-mídia e Lomadee, empresa do grupo Buscapé, Isabela possui carreira desenvolvida nas áreas de marketing e negócios atuando na criação e implantação de estratégias.

Atualmente é CEO da Squid, empresa de tecnologia de alto crescimento especializada em marketing de influência.

Foto do(a) professor(a) Leandro Bravo
Leandro Bravo

Partner & CMO na Celebryts

Com mais de 20 anos de experiência em Marketing Digital, Leandro Bravo é especialista em criação, planejamento e estratégias. Hoje é Partner e Head de Marketing da Celebryts, uma Agência Full de Marketing de Influencia, que possui uma plataforma própria de análise e busca de influenciadores. Além de ter sido sócio de duas agências de marketing digital, trabalhou em diversas agências.

OBJETIVOS

As aulas buscam, apresentar aos participantes uma visão panorâmica dos principais temas que afetam o dia-a-dia da contratação e negociação junto a influenciadores digitais. O enfoque será bastante prático, envolvendo questões de métricas, boas práticas de negociação, contratos e também as principais regulamentações envolvendo ética publicitária, transparência ao consumidor e concorrência.

A metodologia focará em aulas expositivas interativas, com discussão de casos práticos e exercícios sugeridos. Algumas aulas envolverão atividades de workshop, em que os participantes irão desenvolver seus julgamentos sobre casos práticos e cláusulas contratuais. O curso também fornecerá às participantes sugestões de bibliografia para as aulas e para futuro aprofundamento sobre o assunto.

BENEFÍCIOS
  • Kit educação – caderno, caneta e pasta personalizadas do IAB Brasil
  • Wi-Fi Free;
  • Certificado de Conclusão pelo IAB Brasi e ESPM
AO TÉRMINO DO CURSO VOCÊ VAI
  • Compreender a cadeia de valor dos influenciadores digitais;
  • Analisar criticamente as melhores práticas de contratação de influenciadores digitais;
  • Entender os impactos éticos e jurídicos na contratação de influenciadores digitais;

Programação

MANHÃ

Introdução: o papel de influenciadores digitais na publicidade online 
Introdução geral, apresentação dos temas e metodologia

Dados de mercado, ferramentas e cases
Plataformas, mercado de influenciadores, dados de pesquisa, mercado e resultados.

Conceitos básicos do marketing de influenciadores 
Explicação de funcionamento da cadeia de atores. Elaboração de Briefing. Demografia de seguidores. Lealdade e autenticidade. Métricas de engajamento e relevância de conteúdo (avaliação, resultado e entregas).

TARDE

Transparência e ética na publicidade com influenciadores 
Regras de identificação publicitária e endorsement. CONAR. Termos de uso de plataformas e suas principais regras (Instagram, YouTube). Concorrência. Estudos de caso reais.

Propriedade intelectual: produzindo o próprio conteúdo e quando utilizar o de terceiros 
Direitos autorais. Direitos de imagem. Marcas. Uso de direitos de terceiros: fotos, vídeos, trilha sonora. Citação de marcas. ANCINE.

Contratando influenciadores: conceitos básicos e boas práticas (2h)
O que levar em conta em uma proposta comercial. Principais pontos de atenção. Elaborando contratos: principais cláusulas e condições. Workshop prático (simulado de negociação de elaboração de briefing e de proposta comercial).

Local

ESPM TECH
R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana - SP