VISUALIZAÇÃO DE DADOS
Data
Data: 19 E 20 DE JULHO | Novo Curso
Horário
Horário: 08h30 às 11h30
Local
Local: ONLINE

VISUALIZAÇÃO DE DADOS

Inscrições até às 9h do dia 18/07


O objetivo do curso é capacitar profissionais a conhecer os principais conceitos de visualização de dados, bem como dominar os tipos de dashboards que podem ser criados, conhecer as principais ferramentas de visualização e análise do mercado, e, por fim, assimilar as melhores práticas de confecção de painéis.

A grande quantidade de dados disponível para os profissionais de mídia e inteligência em marketing digital é cada vez maior, criando problemas para consolidar e analisar esses dados. Além disso, os dados de digital são cada vez mais usados para decisões estratégicas de negócios, criando o desafio de permitir que pessoas sem formação em análise de dados possam decidir de forma orientada por eles. Nesse contexto, as ações de data viz surgem como solução, ao permitir que mais pessoas e mais dados possam ser usados no processo de análise.

As aulas seguem a metodologia de solution based learning, já que desde o início do curso, os alunos são desafiados com um problema real que se resolve com visualização de dados, e, durante o curso, vão desenvolvendo a solução. Assim, os encontros ficam mais dinâmicos, e os conteúdos são melhor assimilados pela turma.


Para realização deste curso será preciso alcançar o quórum mínimo de alunos inscritos. A realização poderá ser confirmada/alterada até 7 dias antes da data de início.

Professores

Foto do(a) professor(a) Lucas Reis
Lucas Reis

CEO na Zygon

PhD em Comunicação com pesquisa sobre Big Data na detecção de opinião pública. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital com estudos sobre blockchain aplicado a serviços e transparência governamentais.

Foto do(a) professor(a) Vladimir Lima
Vladimir Lima

Analista de Business Intelligence na Zygon. Engenheiro Químico, com experiência internacional na otimização de processos e gestão de marketing.

PÚBLICO

Profissionais de mídia, BI, marketing digital, planejamento e data science que trabalham em empresas anunciantes, publishers ou agências.

AO TÉRMINO DO CURSO VOCÊ VAI
  • Ter conhecimento de como a visualização de dados pode otimizar ações de marketing digital;
  • Conhecer as ferramentas de visualização mais utilizadas no mercado;
  • Ter aptidão de representar dados em visualizações eficientes para interpretação de qualquer usuário;
  • Aprimorar raciocínio lógico para analisar dados e descobrir insights de otimização de performance.
BENEFÍCIOS
  • Material completo em PDF;
  • Certificado de Conclusão de curso pelo IAB Brasil.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • O link para acessar a plataforma de transmissão da aula será enviado por e-mail 24h antes de cada módulo;
  • O material do curso será disponibilizado ao término dos dois módulos;
  • As aulas são ao vivo e não ficarão gravadas.

Módulos

Módulo 1

1.1 Introdução e contextualização

  • Overview sobre a importância dos dados e a cultura data-driven;
  • Conceitos iniciais: dados, métricas/dimensões, ETL, dashboards, tipos de dashboards, UX, governança, segurança de dados;
  • Aplicações e ganhos que as organizações podem ter com a prática de visualização de dados.

1.2 Principais ferramentas

  • Exploratória das principais ferramentas de visualização de dados disponíveis no mercado (Power BI, Data Studio, Tableau), suas vantagens e desvantagens.
Módulo 2

2.1 Apresentação de situação problema e database

  • Apresentação da situação problema: uma análise de dados de mídia digital;
  • Apresentação de database;
  • Apresentação de metodologia de análise de dados.

2.2 Construindo dashboards

  • Atividade prática, usando dataset compartilhado com todos, reforçando os conceitos teóricos;
  • ETL na prática;
  • Apresentação de tipos de gráficos e usos apropriados;
  • Construção de dashboards interativos.
Módulo 3

3.1 Incrementando dashboards

  • Apresentação de novo cenário da situação problema, envolvendo cruzamento com novos dados;

3.2 Boas práticas nos dashboards

  • Boas práticas para tornar a visualização de dados mais eficiente, clara e limpa.

3.3 Data Storytelling

  • Técnicas de storytelling usando visualização de dados;
  • Uso de storytelling para justificar ações com vase em dados.
ONLINE

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