Trilha para Vendas em Mídia Programática
Data
Data: De 25/03 à 29/05

Trilha para Vendas em Mídia Programática

Inscrições até dezembro.


O conteúdo atenderá às demandas de profissionais de veículos que atuam ou desejam atuar em áreas comerciais ou de apoio à operação de mídia programática.

Essa trilha é ideal para profissionais que buscam conhecimento sobre compra de mídia programática, compreensão básica dos termos e processos, e gestão de inventários de mídia digital.

Também é ideal para profissionais que querem aprofundar suas habilidades em planejamento, empacotamento e negociação, além de análises estratégicas para otimização de inventário.

Programa online de média duração (20 horas) composto por 3 cursos livres do IAB Brasil

Confira abaixo os cursos que fazem parte desta trilha:

  1. DIGITAL MEDIA FUNDAMENTALS
  2. MÍDIA PROGRAMÁTICA BÁSICO
  3. GESTÃO DE MÍDIA PROGRAMÁTICA PARA VEÍCULOS

Professores

Foto do(a) professor(a) Karin Ribeiro
Karin Ribeiro

PROFESSORA DO CURSO DE MÍDIA PROGRAMÁTICA BÁSICA E VÉICULOS

Desde o início de 2020 como Head de Monetização Digital no SBT, já esteve na área de monetização digital dos veículos Ed. Globo e Valor Econômico além de ter passado por empresas como Predicta, Aunica e Agência Click.

Foto do(a) professor(a) Paulo Arruda
Paulo Arruda

PROFESSOR DO CURSO DE MÍDIA PROGRAMÁTICA PARA VÉICULOS

Diretor Comercial Digital na Kantar IBOPE Media, já foi Presidente do Comitê de Veículos do IAB Brasil, faz parte do núcleo digital do CENP, além de ministrar aulas de marketing digital na pós-graduação da FAAP e no IAB. Com passagens por O Estado de São Paulo, IgnitionOne, e Yahoo!, o executivo é parte ativa da evolução e consolidação do digital no mercado brasileiro de mídia.

Foto do(a) professor(a) Maria Cerviño
Maria Cerviño

PROFESSORA DOS CURSOS DIGITAL MEDIA FUNDAMENTALS E MÍDIA PROGRAMÁTICA BÁSICO

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UNIFACS e em Administração pela UFBA, atua no mercado publicitário desde 2015. Trabalhou com clientes de setores variados, como educação, transportes, varejo e público, em desafios de branding, consideração e performance. Atualmente, integra o time da Wunderman Thompson Brasil como Supervisora de Plataformas, planejando e executando estratégias de mídia online e offline para a Avon Brasil.

Foto do(a) professor(a) Luciana Burger
Luciana Burger

PROFESSORA DO CURSO DE DIGITAL MEDIA FUNDAMENTALS

Expert em Marketing Digital com larga experiência como executiva em grandes empresas multinacionais. Acompanhou o nascimento da indústria digital desde 1999, e vivenciou o amadurecimento deste mercado atuando na área comercial da Microsoft Advertising (MSN, Hotmail, Skype), no Terra Networks (Telefónica) como Diretora de Operações Globais e mais recentemente como Managing Director da Comscore Brasil. Com sólida formação acadêmica, desenvolveu uma carreira paralela como professora em universidades nos últimos 18 anos, e leciona em MBAs de Marketing Digital na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) há 7 anos.

SOBRE AS TRILHAS EDUCACIONAIS DO IAB

As trilhas educacionais do IAB têm um direcionamento técnico e buscam uma capacitação que aborde o ecossistema publicitário e as estratégias de negócio do mercado de mídia. 

Além de receber certificados de conclusão para cada curso livre que compõem a trilha, você também será um profissional certificado pelo IAB Brasil na Trilha de Mídia Programática para Veículos. Você receberá uma Badge que poderá fixar e compartilhar no seu LinkedIn e currículo.

BENEFÍCIOS
  • Perfil profissional e Badge referente a trilha;
  • Material completo em PDF;
  • Certificado de Conclusão de cada curso + certificado da trilha.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • O link para acessar a plataforma de transmissão da aula será enviado por e-mail 24h antes de cada módulo;
  • O material do curso será disponibilizado ao término dos dois módulos;
  • As aulas são ao vivo e não ficarão gravadas.
CERTIFICADO

O IAB emite certificado de participação (exigência: participação mínima de 60% de presença).

DÚVIDAS FREQUENTES
  • Eu já tenho um curso do IAB Brasil, posso considerar esse curso para concluir a trilha digital?

R: Você pode considerar se o curso foi realizado em 2021 e 2022. 

  • Caso eu não queira completar a trilha, posso apenas fazer um curso livre?

R: Sim, você pode escolher apenas um ou mais cursos livres, independente das trilhas que o IAB oferece na grade.

  • Posso realizar uma parte da trilha em 2023 e depois concluir em 2024?

R: Sim isso será permitido, o curso livre será aceito em até 2 anos da sua conclusão.

  • Posso parcelar o pagamento da trilha?

R: Sim, parcelamos em até 3 vezes no cartão de crédito, com cobrança de juros do cartão. A inscrição deve ser feita na plataforma de inscrição do IAB. Para inscrições de grupos entre em contato com [email protected].

  • Terei certificado apenas no final da trilha?

R: Você irá receber certificados de conclusão a cada curso concluído da trilha. No final, quando concluir a trilha você irá receber a certificação da trilha e mais uma Badge para poder dividir no seu LinkedIn.

Cursos da trilha

DIGITAL MEDIA FUNDAMENTALS (6 HORAS)

O objetivo do curso é capacitar o aluno a entender a mecânica da Mídia Digital e seu ecossistema, abrangendo desde os conceitos mais básicos até a conceituação e entendimento do ecossistema (Programática, DMP, DCO, Retargeting).

 

ORIGEM DA MÍDIA DIGITAL

  1. Do Off para o Online: semelhanças, diferenças e adaptações;
  2. Terminologia e conceitos básicos: Page View, Impressão, Inventário, Usuário, Indivíduo, Unique User Ad Placement, Content Server, Ad Server, Cookies etc.

INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE DIGITAL

  1. Conceitos inerentes e especificidades do ambiente digital
    • Velocidade (mensuração, decisão, entrega, correção);
    • Entrega específica / Targets Avançados;
    • Target e fonte de dados: Credibilidade, durabilidade, consistência, Retarget/Remarket, legislação (LGPD);
    • Momento e Localização (GPS, Dados, Comportamento, Tecnologias);
    • Deduplicação e Multiplataforma.
  2. Formatos e peças
    • Display/ Vídeo/ Text /Áudio
    • Social /Native
    • Search (Busca)
  3. Plataformas
    • Desktop
    • Mobile (Smartphone e Tablet)
    • OOH, IOT, TV, Emergentes

MODELOS DE NEGOCIAÇÃO

  1. Modelos de Negociação
    • CPM
    • CPC
    • CPA
    • ECPM / ROI e atribuição
  1. Formas de venda
    • Direta
    • Indireta (Redes e Programático)
  2. Ecossistema da Mídia Digital
    • Vendedores de Mídia
    • Compradores de Mídia
    • Intermediários, Plataformas e fornecedores de tecnologia (DSP,SSP, Trading Desk, DMP)
MÍDIA PROGRAMÁTICA BÁSICO (6 HORAS)

Neste curso você vai entender os conceitos por trás da cadeia da mídia programática, quais são os principais players do mercado, seus papéis no ecossistema e os diferentes modelos de negócio existentes. Conheça também todos os formatos de compra e venda da mídia programática e os principais KPIs para uma campanha.

 

INTRODUÇÃO

  1. O que é Mídia Programática?
  2. Cadeia de mídia programática e como funcionam, ad networks e intermediários (agência, publisher, anunciante, DMP, ATD, DSP, SSP e Exchanges).


ENTENDENDO O ECOSSISTEMA

  1. DMP, ATD, SSP, DSP. O que é, qual a diferença entre elas e papel de cada uma no processo de planejamento de mídia e compra de forma programática.

 

MODELOS DE NEGÓCIO

  1. Entendendo os diferentes modelos de negócio em programático.
  2. Introdução ao conceito de real-time bidding (RTB), o processo automatizado de seleção de publicidade para um indivíduo ou device.
MÍDIA PROGRAMÁTICA PARA VEÍCULOS (5 HORAS)

O objetivo do curso é capacitar profissionais a conhecer de onde começou a mídia online até aparecimento das networks e exchanges. Entender a nova oportunidade de monetizar o inventário que sobrava dos publishers, agora temos uma tecnologia que em tempo real oferece ao mercado, e isso evoluiu para venda através de negociações diretas e depois para uma compra garantida semelhante a tradicional, mas de forma automatizada.

 

INTRODUÇÃO

  • Como chegamos até aqui?;
  • AdServer to AdNetworks to Exchanges;
  • Remnant to Open RTB to Deals to Guaranteed;
  • Waterfall to Header Bidding;
  • 2nd price to 1sr price.

 

NEGÓCIO

  • Mudança do Digital com o Programática;
  • Mudança da estrutura de vendas (IO to deals);
  • Objetivo de compra (context to audience);
  • Skills da equipe (sales to analytics).

 

TECNOLOGIA

  • Exchanges e SSP; Tipos de Leilão; Tipos de Deal; Modelo Waterfall; Modelo Header Bidding; Implementação; Waterfall to Header Bidding na prática; Ads.txt para Web e Apps na prática.

 

PROCESSOS

  • Monetização de Inventário;
  • Dados e Audiências;
  • Viewability e UX;
  • Gestão das Regras da SSP;
  • Tipos de Publishers;
  • Tipos de Estratégias de Venda Direta + Programmatic.

PARA COMPRAR COM DESCONTO DE ASSOCIADO, FAÇA SEU LOGIN