

Trilha Jurídica na Publicidade Digital
A Trilha Jurídica na Publicidade Digital é indicada para o profissional que deseja compreender a cadeia de valor da publicidade online sob um enfoque jurídico, para a atuação estratégica nesse setor, para que se possa incorporar visões mais completas sobre as regulações vigentes em decisões de negócio e estratégias de longo prazo, além de, conhecer os principais pontos da Lei Geral de Proteção de Dados e de outras leis setoriais.
Essa trilha trará um conteúdo que atenderá advogados(as) que atuam em departamentos jurídicos de anunciantes, empresas de tecnologia, publishers e agências de publicidade, ou em escritórios de advocacia que atuam no setor de publicidade digital. O conteúdo também atende a publicitários, comunicadores, profissionais de marketing que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre aspectos regulatórios e técnicos que impactam suas operações, assim como gestores públicos que queiram entender melhor as particularidades desse setor e incorporar as regulações em decisões de negócio e estratégias de longo prazo.
Nestes cursos, você vai compreender o ecossistema da publicidade digital e sua cadeia de valor, com uma visão panorâmica dos principais temas que afetam o dia a dia da publicidade digital no contexto do uso, tratamento e proteção de dados pessoais e estar preparado para a atuação estratégica nesse mercado.
Programa online de média duração (13h30) composto por 3 cursos livres do IAB Brasil.
Confira abaixo os cursos que fazem parte desta trilha:
- DIGITAL MEDIA FUNDAMENTALS
- O IMPACTO DA LGPD NO ECOSSISTEMA DA PUBLICIDADE ONLINE
- ESTRATÉGIAS JURÍDICAS NA PUBLICIDADE DIGITAL
Professores

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UNIFACS e em Administração pela UFBA, atua no mercado publicitário desde 2015. Trabalhou com clientes de setores variados, como educação, transportes, varejo e público, em desafios de branding, consideração e performance. Atualmente, integra o time da Wunderman Thompson Brasil como Supervisora de Plataformas, planejando e executando estratégias de mídia online e offline para a Avon Brasil.

PROFESSORA DO CURSO DIGITAL MEDIA FUNDAMENTALS
Expert em Marketing Digital com larga experiência como executiva em grandes empresas multinacionais. Acompanhou o nascimento da indústria digital desde 1999, e vivenciou o amadurecimento deste mercado atuando na área comercial da Microsoft Advertising (MSN, Hotmail, Skype), no Terra Networks (Telefónica) como Diretora de Operações Globais e mais recentemente como Managing Director da Comscore Brasil. Com sólida formação acadêmica, desenvolveu uma carreira paralela como professora em universidades nos últimos 18 anos, e leciona em MBAs de Marketing Digital na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) há 7 anos.

PROFESSOR DOS CURSOS DE LGPD E ESTRATÉGIAS JURÍDICAS
Advogado com ampla experiência em Direito da Internet e Novas Mídias, Propriedade Intelectual e Direito Contratual, com trabalhos realizados junto a empresas, investidores e startups do ramo de internet, publicidade, ecommerce, audiovisual, telecomunicações, entretenimento e tecnologia da informação.

PROFESSOR DO CURSO DE LGPD
Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Universidade de São Paulo e Mestre em Direito Constitucional pela UFC. LL.M em Technology Law pela NYU e NUS. Foi study visitor e consultor do Departamento de Proteção de Dados do Conselho da Europa. Professor convidado de diversas instituições como USP, Mackenzie, FGV e Insper. Colaborou ativamente das discussões e redação da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil – LGPD. Diretor e Professor do Data Privacy Brasil. Sócio do Baptista Luz Advogados, Coordenador da área de Privacidade e Proteção de Dados.
As trilhas educacionais do IAB têm um direcionamento técnico e buscam uma capacitação que aborde o ecossistema publicitário e as estratégias de negócio do mercado de mídia.
Além de receber certificados de conclusão para cada curso livre que compõem a trilha, você também será um profissional certificado pelo IAB Brasil na Trilha Jurídica na Publicidade Digital. Você receberá uma Badge que poderá fixar e compartilhar no seu LinkedIn e currículo.
- Perfil profissional e Badge referente a trilha;
- Material completo em PDF;
- Certificado de Conclusão de cada curso + certificado da trilha.
- O link para acessar a plataforma de transmissão da aula será enviado por e-mail 24h antes de cada módulo;
- O material do curso será disponibilizado ao término dos dois módulos;
- As aulas são ao vivo e não ficarão gravadas.
O IAB emite certificado de participação (exigência: participação mínima de 60% de presença).
- Eu já tenho um curso do IAB Brasil, posso considerar esse curso para concluir a trilha digital?
R: Você pode considerar se o curso foi realizado em 2021 e 2022.
- Caso eu não queira completar a trilha, posso apenas fazer um curso livre?
R: Sim, você pode escolher apenas um ou mais cursos livres, independente das trilhas que o IAB oferece na grade.
- Posso realizar uma parte da trilha em 2023 e depois concluir em 2024?
R: Sim isso será permitido, o curso livre será aceito em até 2 anos da sua conclusão.
- Posso parcelar o pagamento da trilha?
R: Sim, parcelamos em até 3 vezes no cartão de crédito, com cobrança de juros do cartão. A inscrição deve ser feita na plataforma de inscrição do IAB. Para inscrições de grupos entre em contato com [email protected].
- Terei certificado apenas no final da trilha?
R: Você irá receber certificados de conclusão a cada curso concluído da trilha. No final, quando concluir a trilha você irá receber a certificação da trilha e mais uma Badge para poder dividir no seu LinkedIn.
Cursos da trilha
O objetivo do curso é capacitar o aluno a entender a mecânica da Mídia Digital e seu ecossistema, abrangendo desde os conceitos mais básicos até a conceituação e entendimento do ecossistema (Programática, DMP, DCO, Retargeting).
ORIGEM DA MÍDIA DIGITAL
- Do Off para o Online: semelhanças, diferenças e adaptações;
- Terminologia e conceitos básicos: Page View, Impressão, Inventário, Usuário, Indivíduo, Unique User Ad Placement, Content Server, Ad Server, Cookies etc.
INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE DIGITAL
- Conceitos inerentes e especificidades do ambiente digital
• Velocidade (mensuração, decisão, entrega, correção);
• Entrega específica / Targets Avançados;
• Target e fonte de dados: Credibilidade, durabilidade, consistência, Retarget/Remarket, legislação (LGPD);
• Momento e Localização (GPS, Dados, Comportamento, Tecnologias);
• Deduplicação e Multiplataforma. - Formatos e peças
• Display/ Vídeo/ Text /Áudio
• Social /Native
• Search (Busca) - Plataformas
• Desktop
• Mobile (Smartphone e Tablet)
• OOH, IOT, TV, Emergentes
MODELOS DE NEGOCIAÇÃO
- Modelos de Negociação
- CPM
- CPC
- CPA
- ECPM / ROI e atribuição
- Formas de venda
- Direta
- Indireta (Redes e Programático)
- Ecossistema da Mídia Digital
- Vendedores de Mídia
- Compradores de Mídia
- Intermediários, Plataformas e fornecedores de tecnologia (DSP,SSP, Trading Desk, DMP)
O objetivo do curso é capacitar profissionais a conhecer os principais pontos da Lei Geral de Proteção de Dados e de outras leis setoriais, o Marco Civil da Internet, e o impacto destas no ecossistema da publicidade online, preparando para a atuação junto a agências de publicidade online, publishers, anunciantes e empresas de tecnologia de mídia.
INTRODUÇÃO
- Introdução geral, apresentação dos temas e metodologia de trabalho
MÍDIA PROGRAMÁTICA: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS ÀS TECNOLOGIAS DE PUBLICIDADE ONLINE
- Introdução ao conceito de real-time bidding (RTB), o processo automatizado de seleção de publicidade para um indivíduo ou device;
- Cadeia de mídia programática: fluxo de dados entre site, ad networks e intermediários (agência, publisher, anunciante, DMP, ATD, DSP, SSP e Exchanges);
- Como os dados de atividades de usuários de diferentes plataformas são utilizados para fins de publicidade comportamental ou baseada em interesses.
LGPD – OVERVIEW CONTEXTUALIZADO AO AMBIENTE DE PUBLICIDADE ONLINE
- Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD:
-
- Escopo de aplicação;
- Princípios (finalidade, necessidade, adequação, transparência, segurança e accountability);
- Bases legais (consentimento, legítimo interesse e execução de contrato);
- Direitos dos titulares;
- Obrigações dos agentes de tratamento;
- Enforcement.
- Marco Civil da Internet e o (eventual) conflito sobre a forma de obtenção do consentimento;
- Decreto 8.771/16 e os padrões de segurança aplicados aos serviços de Internet.
- GDPR e legislação europeia de proteção de dados: diferenças e convergências
- Boas práticas: IAB Transparency and Consent Framework
O objetivo do curso é capacitar profissionais a compreender a cadeia de valor da publicidade online sob um enfoque jurídico, preparando para a atuação estratégica em agências de publicidade, publishers, anunciantes e empresas de tecnologia de mídia, assim como gestores públicos que queiram entender melhor as particularidades desse setor e incorporar melhores práticas de regulação em decisões de negócio e estratégias de longo prazo.
A PUBLICIDADE DIGITAL
- Introdução histórica. Cadeia de valor do conteúdo e cadeia de valor da compra de mídia. Mídia programática e preços dinâmicos.
COMPRA DE MÍDIA: EXPLICAÇÃO SOBRE OS ATORES
- Análise da cadeia (agência, publisher, anunciante, DMP, ATD, DSP, SSP e Exchanges). Aspectos contratuais, questão de transparência e responsabilidades.
COMPRA DE MÍDIA: USO DE DADOS
- Diferenças entre 1st party e 3rd party data. Funcionamento de cookies. Aspectos contratuais no uso de tags.
CADEIA DE CONTEÚDO: EXPLICAÇÃO SOBRE OS ATORES
- Análise da cadeia (produtoras, influenciadores, podcast, agências de influenciadores, user generated content). Aspectos contratuais, questão de transparência e responsabilidades.
AUTORREGULAÇÃO PUBLICITÁRIA
- Introdução à autorregulamentação publicitária. Identificação de papéis regulatórios. Comunicações Normativas e agências especializadas. Novos papéis e críticas ao modelo.
BRAND SAFETY: ASPECTOS JURÍDICOS
- Conceito. Ferramentas tecnológicas. Blocklists e Wishlists. Proteções contratuais obrigatórias e sugeridas. Criação de políticas de anunciantes.
TRIBUTAÇÃO DA PUBLICIDADE DIGITAL
- Estrutura financeira. Modelo de pagamento de veículos, bitributação, ISS/ICMS comunicação, consultas da PMSP sobre tecnologias de publicidade.
CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS DE PUBLICIDADE DIGITAL
- Características contratuais básicas. Modelos de remuneração (fee vs. comissão), contratação por conta e ordem, definição de KPIs, viewability. Contratação pelo Poder Público.
- Consulte nossa Política de Cancelamento.
- Condições especiais para grupos! Fale com [email protected] e conheça nossos pacotes de capacitação.
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