Trilha Jurídica na Publicidade Digital
Data
Data: 2025 | EM BREVE

Trilha Jurídica na Publicidade Digital

A Trilha Jurídica na Publicidade Digital é indicada para o profissional que deseja compreender a cadeia de valor da publicidade online sob um enfoque jurídico, para a atuação estratégica nesse setor, para que se possa incorporar visões mais completas sobre as regulações vigentes em decisões de negócio e estratégias de longo prazo, além de, conhecer os principais pontos da Lei Geral de Proteção de Dados e de outras leis setoriais.

Essa trilha trará um conteúdo que atenderá advogados(as) que atuam em departamentos jurídicos de anunciantes, empresas de tecnologia, publishers e agências de publicidade, ou em escritórios de advocacia que atuam no setor de publicidade digital. O conteúdo também atende a publicitários, comunicadores, profissionais de marketing que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre aspectos regulatórios e técnicos que impactam suas operações, assim como gestores públicos que queiram entender melhor as particularidades desse setor e incorporar as regulações em decisões de negócio e estratégias de longo prazo.

Nestes cursos, você vai compreender o ecossistema da publicidade digital e sua cadeia de valor, com uma visão panorâmica dos principais temas que afetam o dia a dia da publicidade digital no contexto do uso, tratamento e proteção de dados pessoais e estar preparado para a atuação estratégica nesse mercado.

Programa online de média duração (13h30) composto por 3 cursos livres do IAB Brasil.

Confira abaixo os cursos que fazem parte desta trilha:

  1. DIGITAL MEDIA FUNDAMENTALS
  2. O IMPACTO DA LGPD NO ECOSSISTEMA DA PUBLICIDADE ONLINE
  3. ESTRATÉGIAS JURÍDICAS NA PUBLICIDADE DIGITAL

 

Professores

Foto do(a) professor(a) Maria Cerviño
Maria Cerviño

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UNIFACS e em Administração pela UFBA, atua no mercado publicitário desde 2015. Trabalhou com clientes de setores variados, como educação, transportes, varejo e público, em desafios de branding, consideração e performance. Atualmente, integra o time da Wunderman Thompson Brasil como Supervisora de Plataformas, planejando e executando estratégias de mídia online e offline para a Avon Brasil.

Foto do(a) professor(a) Luciana Burger
Luciana Burger

PROFESSORA DO CURSO DIGITAL MEDIA FUNDAMENTALS

Expert em Marketing Digital com larga experiência como executiva em grandes empresas multinacionais. Acompanhou o nascimento da indústria digital desde 1999, e vivenciou o amadurecimento deste mercado atuando na área comercial da Microsoft Advertising (MSN, Hotmail, Skype), no Terra Networks (Telefónica) como Diretora de Operações Globais e mais recentemente como Managing Director da Comscore Brasil. Com sólida formação acadêmica, desenvolveu uma carreira paralela como professora em universidades nos últimos 18 anos, e leciona em MBAs de Marketing Digital na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) há 7 anos.

Foto do(a) professor(a) Pedro Ramos
Pedro Ramos

PROFESSOR DOS CURSOS DE LGPD E ESTRATÉGIAS JURÍDICAS

Advogado com ampla experiência em Direito da Internet e Novas Mídias, Propriedade Intelectual e Direito Contratual, com trabalhos realizados junto a empresas, investidores e startups do ramo de internet, publicidade, ecommerce, audiovisual, telecomunicações, entretenimento e tecnologia da informação.

Foto do(a) professor(a) Renato Leite Monteiro
Renato Leite Monteiro

PROFESSOR DO CURSO DE LGPD

Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Universidade de São Paulo e Mestre em Direito Constitucional pela UFC. LL.M em Technology Law pela NYU e NUS. Foi study visitor e consultor do Departamento de Proteção de Dados do Conselho da Europa. Professor convidado de diversas instituições como USP, Mackenzie, FGV e Insper. Colaborou ativamente das discussões e redação da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil – LGPD. Diretor e Professor do Data Privacy Brasil. Sócio do Baptista Luz Advogados, Coordenador da área de Privacidade e Proteção de Dados.

SOBRE AS TRILHAS EDUCACIONAIS DO IAB

As trilhas educacionais do IAB têm um direcionamento técnico e buscam uma capacitação que aborde o ecossistema publicitário e as estratégias de negócio do mercado de mídia. 

Além de receber certificados de conclusão para cada curso livre que compõem a trilha, você também será um profissional certificado pelo IAB Brasil na Trilha Jurídica na Publicidade Digital. Você receberá uma Badge que poderá fixar e compartilhar no seu LinkedIn e currículo.

BENEFÍCIOS
  • Perfil profissional e Badge referente a trilha;
  • Material completo em PDF;
  • Certificado de Conclusão de cada curso + certificado da trilha.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • O link para acessar a plataforma de transmissão da aula será enviado por e-mail 24h antes de cada módulo;
  • O material do curso será disponibilizado ao término dos dois módulos;
  • As aulas são ao vivo e não ficarão gravadas.
CERTIFICADO

 O IAB emite certificado de participação (exigência: participação mínima de 60% de presença).

DÚVIDAS FREQUENTES
  • Eu já tenho um curso do IAB Brasil, posso considerar esse curso para concluir a trilha digital?

R: Você pode considerar se o curso foi realizado em 2021 e 2022. 

  • Caso eu não queira completar a trilha, posso apenas fazer um curso livre?

R: Sim, você pode escolher apenas um ou mais cursos livres, independente das trilhas que o IAB oferece na grade.

  • Posso realizar uma parte da trilha em 2023 e depois concluir em 2024?

R: Sim isso será permitido, o curso livre será aceito em até 2 anos da sua conclusão.

  • Posso parcelar o pagamento da trilha?

R: Sim, parcelamos em até 3 vezes no cartão de crédito, com cobrança de juros do cartão. A inscrição deve ser feita na plataforma de inscrição do IAB. Para inscrições de grupos entre em contato com [email protected].

  • Terei certificado apenas no final da trilha?

R: Você irá receber certificados de conclusão a cada curso concluído da trilha. No final, quando concluir a trilha você irá receber a certificação da trilha e mais uma Badge para poder dividir no seu LinkedIn.

Cursos da trilha

DIGITAL MEDIA FUNDAMENTALS (6 HORAS)

O objetivo do curso é capacitar o aluno a entender a mecânica da Mídia Digital e seu ecossistema, abrangendo desde os conceitos mais básicos até a conceituação e entendimento do ecossistema (Programática, DMP, DCO, Retargeting).

 

ORIGEM DA MÍDIA DIGITAL

  1. Do Off para o Online: semelhanças, diferenças e adaptações;
  2. Terminologia e conceitos básicos: Page View, Impressão, Inventário, Usuário, Indivíduo, Unique User Ad Placement, Content Server, Ad Server, Cookies etc.

INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE DIGITAL

  1. Conceitos inerentes e especificidades do ambiente digital
    • Velocidade (mensuração, decisão, entrega, correção);
    • Entrega específica / Targets Avançados;
    • Target e fonte de dados: Credibilidade, durabilidade, consistência, Retarget/Remarket, legislação (LGPD);
    • Momento e Localização (GPS, Dados, Comportamento, Tecnologias);
    • Deduplicação e Multiplataforma.
  2. Formatos e peças
    • Display/ Vídeo/ Text /Áudio
    • Social /Native
    • Search (Busca)
  3. Plataformas
    • Desktop
    • Mobile (Smartphone e Tablet)
    • OOH, IOT, TV, Emergentes

MODELOS DE NEGOCIAÇÃO

  1. Modelos de Negociação
    • CPM
    • CPC
    • CPA
    • ECPM / ROI e atribuição
  1. Formas de venda
    • Direta
    • Indireta (Redes e Programático)
  2. Ecossistema da Mídia Digital
    • Vendedores de Mídia
    • Compradores de Mídia
    • Intermediários, Plataformas e fornecedores de tecnologia (DSP,SSP, Trading Desk, DMP)
O IMPACTO DA LGPD NO ECOSSISTEMA DA PUBLICIDADE ONLINE (3 HORAS)

O objetivo do curso é capacitar profissionais a conhecer os principais pontos da Lei Geral de Proteção de Dados e de outras leis setoriais, o Marco Civil da Internet, e o impacto destas no ecossistema da publicidade online, preparando para a atuação junto a agências de publicidade online, publishers, anunciantes e empresas de tecnologia de mídia.

 

INTRODUÇÃO

  • Introdução geral, apresentação dos temas e metodologia de trabalho


MÍDIA PROGRAMÁTICA: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS ÀS TECNOLOGIAS DE PUBLICIDADE ONLINE

  • Introdução ao conceito de real-time bidding (RTB), o processo automatizado de seleção de publicidade para um indivíduo ou device;
  • Cadeia de mídia programática: fluxo de dados entre site, ad networks e intermediários (agência, publisher, anunciante, DMP, ATD, DSP, SSP e Exchanges);
  • Como os dados de atividades de usuários de diferentes plataformas são utilizados para fins de publicidade comportamental ou baseada em interesses.

 

LGPD – OVERVIEW CONTEXTUALIZADO AO AMBIENTE DE PUBLICIDADE ONLINE

  • Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD:
    1. Escopo de aplicação;
    2. Princípios (finalidade, necessidade, adequação, transparência, segurança e accountability);
    3. Bases legais (consentimento, legítimo interesse e execução de contrato);
    4. Direitos dos titulares;
    5. Obrigações dos agentes de tratamento;
    6. Enforcement.
  • Marco Civil da Internet e o (eventual) conflito sobre a forma de obtenção do consentimento;
  • Decreto 8.771/16 e os padrões de segurança aplicados aos serviços de Internet.
  • GDPR e legislação europeia de proteção de dados: diferenças e convergências
  • Boas práticas: IAB Transparency and Consent Framework

 

ESTRATÉGIAS JURÍDICAS NA PUBLICIDADE DIGITAL (4 HORAS E MEIA)

O objetivo do curso é capacitar profissionais a compreender a cadeia de valor da publicidade online sob um enfoque jurídico, preparando para a atuação estratégica em agências de publicidade, publishers, anunciantes e empresas de tecnologia de mídia, assim como gestores públicos que queiram entender melhor as particularidades desse setor e incorporar melhores práticas de regulação em decisões de negócio e estratégias de longo prazo.

 

A PUBLICIDADE DIGITAL

  • Introdução histórica. Cadeia de valor do conteúdo e cadeia de valor da compra de mídia. Mídia programática e preços dinâmicos.

 

COMPRA DE MÍDIA: EXPLICAÇÃO SOBRE OS ATORES

  • Análise da cadeia (agência, publisher, anunciante, DMP, ATD, DSP, SSP e Exchanges). Aspectos contratuais, questão de transparência e responsabilidades.

 

COMPRA DE MÍDIA: USO DE DADOS

  • Diferenças entre 1st party e 3rd party data. Funcionamento de cookies. Aspectos contratuais no uso de tags.

 

CADEIA DE CONTEÚDO: EXPLICAÇÃO SOBRE OS ATORES

  • Análise da cadeia (produtoras, influenciadores, podcast, agências de influenciadores, user generated content). Aspectos contratuais, questão de transparência e responsabilidades.

 

AUTORREGULAÇÃO PUBLICITÁRIA

  • Introdução à autorregulamentação publicitária. Identificação de papéis regulatórios. Comunicações Normativas e agências especializadas. Novos papéis e críticas ao modelo.

 

BRAND SAFETY: ASPECTOS JURÍDICOS

  • Conceito. Ferramentas tecnológicas. Blocklists e Wishlists. Proteções contratuais obrigatórias e sugeridas. Criação de políticas de anunciantes.

 

TRIBUTAÇÃO DA PUBLICIDADE DIGITAL 

  • Estrutura financeira. Modelo de pagamento de veículos, bitributação, ISS/ICMS comunicação, consultas da PMSP sobre tecnologias de publicidade.

 

CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS DE PUBLICIDADE DIGITAL

  • Características contratuais básicas. Modelos de remuneração (fee vs. comissão), contratação por conta e ordem, definição de KPIs, viewability. Contratação pelo Poder Público.

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